terça-feira, 17 de março de 2009

É barato ser fashion!

No último domigo, 15 de março, a rede de lojas de departamento gaúcha Pompéia apresentou sua coleção de inverno 2009 na sua cidade de origem, Camaquã, no interior do Rio Grande do Sul. O evento, que reuniu cerca de 250 convidados, dá seguimento a várias estratégias depois que a empresa adotou o slogan "É fácil ser fashion", mostrando que moda popular também pode ser antenada. Neste ano, a palestrante foi Gloria Kalil, que falou sobre o mercado brasileiro de moda, o perfil do consumidor e as tendências para o inverno 2009. Segundo ela, as empresas de moda devem dar ao consumidor um meio de mostrar o que ele realmente é. "A roupa hoje é uma expressão individual, diferente de tempos atrás, quando era uma expressão social". Ainda de acordo com Gloria, a imagem de uma marca deve ser bastante clara, para que o consumidor possa se identificar rapidamente com ela. O desfile foi ambientado no centro de distribuição da loja, com stylist de Éden Matarazzo. A coleção investiu no conceito cheap chic (moda acessível), e apresentou cerca de 50 looks para masculino, feminino e infantil. No feminino, destaque para calças saruel, looks de alfaiataria, padronagens xadrez, estampas, bolsas pequenas e médias (em substituição às oversized das últimas temporadas) e botas, muitas botas.
Para o público masculino, sobreposições, padronagem argyle, alfaiataria, calças com modelagem slim, cangurus e tênis esportivos. Ambas coleções foram baseadas em tons neutros, como cinza, marrom e bege, além do preto. Os looks do infantil trouxeram cores para o frio, casacos, estampas gráficas e galochas.
  • Fundada em 1954 pelo empresário Lins Sperotto Ferrão, na cidade de Camaquã, a Pompéia é considerada uma das maiores redes de lojas de departamento do Rio Grande do Sul, com cerca de 50 lojas em todo o estado e aproximadamente 2500 colaboradores
  • Muito bom o aproveitamento do corredor central do galpão de estoques como passarela para o desfiles; lembrou-me um desfile da linha "cruiser" da Chanel que foi feito em um hangar de aviões. Aplausos do blog para o autor da idéia - e para quem aprovou!
  • Pergunta: quando você vê nos textos termos como cheap chic, oversized, slim, argyle, skinny, clutch ou saruel você tem exata compreensão do que eles significam? Gostaria de ver aqui um dicionário de termos de moda mais comuns ao varejo?

* texto e fotos do Portal UseFashion