domingo, 8 de março de 2009

Carmen Steffens troca 300 demissões por redução da jornada e dos salários

A fábrica calçadista Carmen Steffens, de Franca, desistiu ontem de demitir 300 de seus 1.300 funcionários a partir da próxima segunda-feira após fechar acordo. Os empregados aceitaram reduzir para três dias a jornada de trabalho durante 70 dias, com queda também nos salários, mesmo com o sindicato desaprovando o acordo.
A empresa anunciou que faria as 300 demissões devido à falta de pedidos. O anúncio foi feito no serviço de som da fábrica. Não houve divulgação de nomes. A situação começou a ser revertida quando parte dos funcionários se reuniu para negociar flexibilização de direitos e jornada.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca, José Carlos Brigagão, outras empresas devem tentar seguir esse caminho. "É preferível fazer uma flexibilização do que dispensar. "A situação da indústria em Franca é preocupante, segundo Brigagão. Ele afirmou que as fábricas estão sem pedidos e que "o primeiro semestre já está comprometido".
  • Ver o semblante preocupado destas mulheres, no Dia Internacional da Mulher (a notícia é de ontem, mas só li hoje) me faz refletir. As mulheres do mundo nunca mais foram as mesmas após aquele fatídico 8 de março de 1857, onde 130 mulheres foram mortas, carbonizadas, dentro de uma fábrica de tecidos en NY, após greve por melhores condições de trabalho. O mundo mudou, as mulheres se transformaram, nossos homens, filhos e leis se adaptaram. Só os problemas que nos afligem ainda são os mesmos...
* notícia e foto da Folha Ribeirão, 07/03/09

0 comentários:

Postar um comentário